sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Alimentação Aurvédica

Diferente do raciocínio lógico e científico da Nutrição Tradicional, a Ayurveda baseia-se noutros elementos para explicar a formação dos alimentos e como eles influenciam o nosso corpo e mente.
Para muitos, essa visão pode parecer holística demais, até porque não a praticamos dentro da nossa cultura no dia a dia, tornando-se um pouco difícil entender como uma Medicina tão antiga pode ser simples e funcional.
Encontramos algumas tabelas dentro da Nutrição Ayurvédica, mas nenhuma que se oriente por números ou contas relacionadas a massa corporal, quantidade de lipídos ou carboidratos contidos em determinado alimento, pois essa análise, onde substâncias e objectos são observados separadamente da sua origem e isolados de outros elementos, não condiz com a realidade quântica em que nos encontramos, onde tudo e todos estão intimamente ligados e relacionados. Afinal, de que serve analisar a quantidade de carboidratos presentes numa fatia de pão se não nos damos conta de como nos sentimos ao ingerir esse alimento?
A Ayurveda baseia-se na observação da natureza para formar os pilares da Nutrição, percebendo que todos os seres são formados pelos 5 elementos que regem o universo. Estes elementos estão presentes no nosso corpo, mente, alimentos, etc, em diferentes proporções e são estas que vão mostrar quais os alimentos que nos fazem “sentir bem” e os que nos são indigestos.
Esta influência dos alimentos no nosso corpo/mente vai depender da nossa natureza (dosha – código genético) e da composição dos alimentos. É necessário, em primeiro lugar entender os atributos de cada elemento, pois são estes que vão ditar se determinado elemento altera por defeito ou excesso o nosso corpo/mente:
SaborElementoSensação
DoceTerra + ÁguaFrio
ÀcidoFogo + TerraQuente
SalgadoÁgua + FogoQuente
AmargoTerra + ArFrio
PicanteFogo + ArQuente
AdstringenteTerra + ArFrio

O dosha, além de definir algumas características físicas e tendências psicológicas,  apresenta a qualidade do nosso metabolismo, o que interfere na digestão, logo, na relação do alimento com o organismo. Por exemplo, se uma pessoa que possui a natureza Pitta (fogo e água) ingere em excesso alimentos como a beringela ou pimentão (alimentos de sabor ácido), acumulará excesso de calor e suco gástrico, dando lugar a desequilíbrios como úlceras, dermatite, e outras patologias decorrentes da alimentação demasiadamente “quente”.
 A partir do diagnóstico do dosha em excesso/desequilíbrio, opta-se por alimentos que contenham os elementos opostos aos elementos que compõe o nosso dosha, reequilibrando novamente nossa composição doshica. Apesar de ser um princípio simples e facilmente aplicado a qualquer pessoa, nao devemos cometer o erro de generalizar as informações da Medicina Ayurvédica e deixar-nos guiar por testes simples para descobrir nosso dosha, senão, estamos novamente a cometer o erro da Medicina Convencional, aquele de colocar todos no mesmo patamar ignorando as particularidades de cada Ser.

Deste modo, marque a sua consulta de diagnóstico e saiba qual o seu dosha e o que é mais adequado para si.

Conheça-se!!!
Namasté

Nenhum comentário:

Postar um comentário